Informática aplicada ao ensino
de matemática
A
pesquisa foi aplicada por meio de questionário estruturado, com questões para
assinalar e algumas dissertativas. A pesquisa teve como objetivo analisar o uso
de materiais tecnológicos na aula de matemática na educação básica. A
entrevista não foi gravada nem em áudio, nem em vídeo. Embora a escola
apresente boa estrutura edificada, ainda tem muita carência em desenvolvimento
tecnológico. As salas são equipadas com ar condicionado e quadro branco, que se
utiliza caneta própria recarregável com tinta. A escola possui apenas um data
show, que não é utilizado pela professora de matemática.
Apesar do bom estado de conservação do laboratório que
conta com 20 computadores disponíveis para os alunos, mais um computador de uso
para o técnico educacional de informática. A internet é de baixa qualidade,
sendo que quando os computadores estão sendo utilizados, apenas em três
funcionam a internet. Os professores concursados ganharam tablets
disponibilizado pelo governo estadual, mas a maioria não o utiliza com
frequência. A professora entrevistada citou que utiliza o computador de uso
pessoal para editar provas, mas para mais nenhum outro fim pedagógico. Ela
acredita disponibilizar de pouco tempo e carência de recursos para trabalhar
com os alunos.
Conclui-se
que a professora entrevistada utiliza do método tradicional de ensino,
utilizando apenas quadro, giz, livro didático e provas como método de
avaliação. Esta acredita ser a melhor forma de fazê-lo, pois pensa que utilizar
do laboratório de informática dispersa os alunos, não conseguindo concluir o
objetivo da aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário