quarta-feira, 6 de abril de 2016

Informática aplicada ao ensino de matemática

A pesquisa foi aplicada por meio de questionário estruturado, com questões para assinalar e algumas dissertativas. A pesquisa teve como objetivo analisar o uso de materiais tecnológicos na aula de matemática na educação básica. A entrevista não foi gravada nem em áudio, nem em vídeo. Embora a escola apresente boa estrutura edificada, ainda tem muita carência em desenvolvimento tecnológico. As salas são equipadas com ar condicionado e quadro branco, que se utiliza caneta própria recarregável com tinta. A escola possui apenas um data show, que não é utilizado pela professora de matemática.
            Apesar do bom estado de conservação do laboratório que conta com 20 computadores disponíveis para os alunos, mais um computador de uso para o técnico educacional de informática. A internet é de baixa qualidade, sendo que quando os computadores estão sendo utilizados, apenas em três funcionam a internet. Os professores concursados ganharam tablets disponibilizado pelo governo estadual, mas a maioria não o utiliza com frequência. A professora entrevistada citou que utiliza o computador de uso pessoal para editar provas, mas para mais nenhum outro fim pedagógico. Ela acredita disponibilizar de pouco tempo e carência de recursos para trabalhar com os alunos.
        

Conclui-se que a professora entrevistada utiliza do método tradicional de ensino, utilizando apenas quadro, giz, livro didático e provas como método de avaliação. Esta acredita ser a melhor forma de fazê-lo, pois pensa que utilizar do laboratório de informática dispersa os alunos, não conseguindo concluir o objetivo da aula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário